domingo, 28 de outubro de 2012

Evocação do Recife(À Memória de minha Mãe)

Manhã por Si, porque
mais guapa de Sol 
no bairro de Santo Amaro, 
 eram trolós de infância
ali mais linda em janeiro

Depois jacis, macaxêras
jaboticaba e jambão nos fundos da casa Antiga,
velha de ter assistido Manuel Bandeira
brincando de coelho-Sai, casa
da tia-avó Professora
que foi mãe-Grande da minha....

A gente em só  Cabrobrices
brincando de esconder na antiga casa de telhas
(sargento Julião que ajudava,
não via o mais que Podia....)

ninguém ali não pensava
no general-Cavalo que andava em Brasília
cagando Redondo, no barbicucho maluco
que andava pondo fogo em São Paulo
(e que meu tio-avô queria muito
ver  lhe  "rancarem o couro no xilindró")

ninguém falava Anistia(e que pra mim era nome de comprimido)
nem discutia o Feijão, e a gente,  menino-Tanto
cabriolava no parque da Treze de Maio,
minha mãe-Bonita ali junto, Siva, a escudeira
também

de noite era Bandeira de novo
na boca da tia-avó 
lembrando o Capiberibe
de "sustenido e bemol", na mesma boca, dois nomes:
"CapibAribe",  e se ria.... e a gente brincava mesmo
de contar vagalume
antes que o sono soprasse.....

a gente bem sim, queria
um sono leve ligeiro
que desaguasse  em manhã 
mais guapa, de Novamentes....



Nenhum comentário:

Postar um comentário